As intoxicações em aves mantidas em cativeiro são relativamente frequentes e podem ocorrer por ingestão, inalação ou absorção percutânea de substâncias tóxicas e também pela administração inadequada de medicamentos ou overdose. As aves são mais vulneráveis à intoxicações do que os mamíferos e répteis. Por serem curiosas e ativas, acabam ingerindo materiais estranhos e tóxicos. Além disso, as características de sua anatomia favorecem à intoxicação : o sistema respiratório dispersa mais rapidamente as partículas e gases tóxicos inalados.
Gases tóxicos, como o próprio nome diz, levam a ave à intoxicação. Um dos gases que muita gente não sabe que é prejudicial à ave é a PTFE (TEFLON), polímero sintético utilizado como antiaderente na fabricação de panelas, conhecido comercialmente como Teflon (marca registrada). Este material é relativamente estável a temperaturas inferiores a 260ºc, mas acima de 280ºc libera diversos gases tóxicos às aves e, sendo os pulmões o alvo desse tipo de intoxicação, geralmente a morte é imediata, dependendo do grau de exposição a ave pode apresentar alguns sinais clínicos como sonolência, incoordenação motora, fraqueza, convulsão.
Durante o uso comum das panelas antiaderentes o nível de gases tóxicos liberados é muito baixo. Em ambiente bem arejado, como uma cozinha, não é considerado um grande risco de intoxicações. Os principais casos ocorrem quando esquecemos panelas no fogo, a panela começa a superaquecer e libera uma fumaça muito forte, esta sim mata uma ave em poucos minutos.
A ave tem um sistema respiratório muito mais complexo do que a do ser humano, é pequeno, sensível e pouco elástico, no entanto a capacidade de troca de oxigênio/gás carbônico é três vezes maior do que o nosso pulmão, e por essa razão sofrem mais com os efeitos nocivos de fumaças e gases.
Portanto, não deixe a gaiola de sua ave próxima a cozinha, e nem de quaisquer ambientes que podem haver a dispersão de gases ou de fumaças como as de cigarro, incenso, etc.
Nos casos acima citados, deve-se dispensar atenção total à ave, levando-a imediatamente a um veterinário, pois provavelmente terá de ser tratada inclusive com a ministração de soro e alimentação via sonda. Não dê medicamentos à sua ave por conta própria!
Fonte: http://www.calopsitas.org/intoxicacoes
Nenhum comentário:
Postar um comentário