Intoxicação por uva em cães
Tem como resistir aos lindos e grandes olhos dos nossos pets quando querem pedir um pedaçinho do que estamos comendo? A resposta é: muitas vezes não, porém temos que ter conhecimento de que alguns alimentos que são inofensivos para nós seres humanos são bastante tóxicos para nossos bichinhos.Um deles é a uva.
Não se sabe exatamente qual parte da uva é toxica, mas foi comprovado com trabalhos de pesquisa em cães nos Estados Unidos, que pertenciam a vinícolas e que os donos davam uvas como recompensa um índice alto de doença nos rins (insuficiência renal) e desde então se estabeleceu e comprovou-se que esta fruta é muito tóxica para cachorros.
Os sintomas após a ingestão de uva são vômitos, alteração de comportamento, diarreia e em casos mais sérios os rins podem começar a parar de funcionar onde o animal para de comer, de beber água e fica deprimido, com muita dor abdominal.
O diagnóstico da intoxicação depende muito da anamnese realizada , pois os sintomas se assemelham à outras enfermidades, por isso é super importante o proprietário relatar tudo o que ocorreu antes da apresentação dos sinais clínicos (até o fato de ter dado uva ao seu cão).O alerta para isso se da pelo fato de que muitos proprietários não relatam essa parte da história, por acharem que estar oferecendo frutas não irá causar nenhum dano ao animal e o veterinário pensa em outros enfermidades dificultando o diagnostico correto.
O tratamento nesse tipo de intoxicação é somente sintomático, uma vez que não existe nenhum medicamento específico. Sendo assim, é importante se ter conhecimento acerca dos alimentos que damos aos nosso pets para evitar futuros casos de intoxicações.
Fonte: http://petcare.com.br/blog/intoxicacao-em-caes-por-uva-e-uva-passa/